Miopia em Marketing...perda do foco no Mercado Veterinário?

“Miopia – Imperfeição do olho cujo eixo antero-posterior é demasiado longo, de sorte que a imagem de um objeto situado no infinito se forma aquém da retina, visão curta.
Figurativamente. Falta de Perspicácia, estreiteza de visão”
( Dicionário Aurélio)

Fazendo uma analogia com o conceito expresso no Dicionário Aurélio, podemos entender Miopia em Marketing como uma total falta de foco nas atividades intrínsecas ao Marketing, principalmente quando direcionamos nossa atenção ao posicionamento dos profissionais e empresas quanto ao próprio mercado veterinário, a relação a ser desenvolvida com ele, sua compreensão e análise das estratégias e sua própria gestão e execução de ações do dia a dia, o que coloca em risco sua própria sobrevivência.

“Mas quando somos míopes em relação ao nosso mercado veterinário?”

O maior problema está na própria aceitação da necessidade de buscar o marketing como mais uma ferramenta que possa ajudar a modificar a situação em que seu estabelecimento se encontra, sem entretanto, achar que reside nesta ação todo o conjunto de soluções para melhorar a produtividade e a performance do negócio veterinário.

Cabe aqui ainda lembrar a resistência histórica do Mercado Veterinário em aceitar-se como parte integrante da economia de mercado, ou seja, assumir-se como Negócio.

O Marketing deve auxiliar na gestão do Mercado Veterinário orientando, ajustando processos, treinando seus membros, criando oportunidades e planejando o passo a passo para que qualquer estabelecimento veterinário se transforme em um centro de decisões produtivas.

O Profissional Veterinário deve buscar o conhecimento em gestão e marketing apenas com um objetivo: Qualificar a relação com seu mercado consumidor obtendo o máximo desta relação, com clareza e produtividade.

Quando este patamar é atingido, não se verificam mais os efeitos da miopia em marketing, a visão antes estreita se torna capaz de ver ao longe...desenvolve-se a perspicácia...

O que está esperando para enxergar cada vez mais longe?

Sergio Lobato

Comentários

Anônimo disse…
Dr. Sérgio: “Miopia – Imperfeição do olho cujo eixo antero-posterior é demasiado longo, de sorte que a imagem de um objeto situado no infinito se forma aquém da retina, visão curta.
Figurativamente. Falta de Perspicácia, estreiteza de visão”
FANTÁSTICO..........QUANTOS MÍOPES TEMOS!!!!!!!!!!
vou usar essa frase em meus trabalhos........PARABÉNS!!!!!!
patricia disse…
Adorei Serjão!!! vc sempre se superando e nos surpreendendo!!!!
Parabéns!!!!!!!
Ferro disse…
Muito bom Sergio! Excelente iniciativa!

Aliás, nossa matéria no Boletim da Anclivepa-SP está saindo semana que vem...ficou bem legal e fala bem disso...da dificuldade (ou do medo) de se encarar a vet como negócio!

Forte abraço
Daniel Ferro
Ferro disse…
Muito bom Sergio! Excelente iniciativa!

Aliás, nossa matéria no Boletim da Anclivepa-SP está saindo semana que vem...ficou bem legal e fala bem disso...da dificuldade (ou do medo) de se encarar a vet como negócio!

Forte abraço
Daniel Ferro
Clínica AniMais disse…
Fala Sérgião,

Seguinte, acredito realmente que a maior dificuldade dos petshops, principalmento os mais antigos, seja realmente se situar como um negócio e que como negócio ele deve se relacionar diariamente com seus clientes e aprender qual o sua real necessidade, e não apenas vender ração e remédios. Esta transição de "lugar que vende ração" para um petshop moderno, acredito deva ser pautada no marketing e no planejamento financeiro da empresa.
Abraços,

Felipe
Taninha disse…
Olá Sérgio!
Muito bom o seu artigo! Parabéns!
Trabalho na Editora Top.Co e conheço o seu trabalho. Tenho um blog também e linkei vc lá, ok? O meu endereço é www.tania2007.blogspot.com
Até mais!
Tânia
Palmira Correa disse…
Moipia em marketing...adorei! Temos intermináveis "míopes" que por essa deficiência não se desenvolvem. Infelizmente não só no mercado vet mas em praticamente todas as áreas.
MUITO BOM!

Postagens mais visitadas