Para que serve um consultor de Mercado Pet?

Ultimamente tenho recebido muitos emails de pessoas interessadas em abrir negócios na área de mercado pet , sejam petshops, sejam salões de banho e tosa, e até mesmo hotéis para animais...
Parei e pensei... "Meu Deus..será um novo petshop boom???"

Mas analisando um pouco mais os conteúdos dos emails percebi que em alguns casos eram pessoas que estavam em uma fase muito especial, a fase da pesquisa, que antigamente ou era inexistente ou muito rápida quando as pessoas queriam abrir os seus negócios pet..mas agora as pessoas sabem que precisam pesquisar mais...

Só que elas ainda não sabem bem ao certo o que querem pesquisar, o que esperam ouvir e muitas, em sua ingenuidade natural de iniciantes, querem que em um email resolvamos todos os seus questionamento, ou seja, praticamente que façamos uma consultoria on line de graça!

E creio que a minha maior responsabilidade nesse momento é orientar, mas esclarecer desde cedo que esse é um serviço a ser contratado como outro qualquer, mas com um grande diferencial, é um serviço que previne erros, ecnomiza custos e evita problemas na contratação de vários outros serviços necessários para a montagem de um negócio pet como por exemplo arquitetura, compra de mobiliário, contratação de funcionários, compra de produtos.

Um consultor deve ser encarado por você como um "sócio-temporário" , ele fará de tudo para que seu negócio dê certo, para que você inicie sua função de gestor com todas as ferramentas necessárias.

Um consultor irá orientar você em vários aspectos da criação, manutenção e gestão do seu negócio, ele mostrará o caminho para que você entenda o mercado pet como uma entidade vibrante e que exige muito de você , de seu espírito empreendedor e de sua preparação técnica.

Temas como :

Que produtos comprar? Qual quantidade? Como montar o salão de banho e tosa? Quanto custa?
Que piso coloco? Ponho Letreiro back ligh ou front-light? Tenho que ter quantos funcionários? Posso vender ração à varejo? Qual a cor do meu petshop? Tenho que ter que documentação? Que mobiliário preciso ter? E meu estoque? Preciso de Veterinário?

São as perguntas mais comuns que escuto em meu trabalho de consultoria, e procuro atender a todas elas, mas sempre com a preocupação de entender que as respostas serão diferentes, customizadas a cada situação, a cada cliente pois ...todos são diferentes!!
Afinal por trás dos negócios estão ... PESSOAS!
Pessoas com suas diferenças, suas habilidades, suas competências, suas carências e suas personalidades, e tudo isso DEVE ser levado em consideração no processo de consultoria.

E aqui começo a fazer as minhas críticas ao mercado de consultoria para o Mercado Pet, pois me assusto com algumas coisas que não compreendo, tais como pessoas que não possuem experiência em Mercado Pet oferecendo serviços de consultoria, modelos pré-formatados de negócios que não apresentam conformidade com a realidade do mercado e nem atendem a questão que falei acima das características pessoais...

Outra coisa que me assusta e me irrita muito..consultor tem data para entrar e data para sair, ou seja, essa situação de consultor eterno dentro da loja nao existe, desconfie... Temos que tirar as rodinhas da bicicleta e não guiar para sempre...

E outra coisa, costumo dizer que não sou um Hary Porter gigante que vai chegar dentro da loja e com uma varinha mágica resolver seus problemas, ilusão pura e muito perigosa... As coisas só funcionam se a pessoa realmente aplicar o que lhe foi dito, o que lhe foi proposto.

Muito me assusta a postura de pessoas que , investem recursos na minha contratação, fazem este investimento para poder começar certo, recebem todo o conjunto de orientações, minha atenção, minha preocupação e meu controle durante este período, e depois....esquecem tudo.. e fazem justamente aquilo que eu disse que não fizessem... que contrasenso...que loucura...

Meu trabalho é não deixar que você erre no seu!
Se você recebe os caminhos, por que criar atalhos ou se perder em estradas desconhecidas?

Para isso se contrata um consultor de Mercado Pet:

- Orientar
- Economizar
- Treinar
- Administrar
- Gerenciar
- Ajudar
- Apoiar
- Criar
- Adaptar

E para isso tudo a atualização de quem atua neste mercado de consultoria deve ser constante...
Pois o mercado está em franca transformação, e à uma velocidade impressionante, com novos formatos, novas legislações e novas demandas do mercado consumidor...

Reside aí a importância do consultor de mercado pet no seu planejamento estratégico...

E a última coisa...

O Consultor precisa gostar do que faz... e eu?
SOU APAIXONADO PELO QUE FAÇO!

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas