Falta de educação, postura e "simancol" no universo veterinário!

Eu realmente devo estar ficando velho... ou antiquado...ou retrógrado...ou ultrapassado... ou mesmo um caxias revoltado...ou talvez um saudosista inconformado...ou alguém que realmente teve educação em casa e que se revolta com o fato de milhares de pais e mães por essa país ainda acharem que a escola deve formar seus filhos em conceitos básicos como educação, respeito ao próximo, cortesia, postura pessoal e profissional!!!

O pior é que se você acha que vou falar de escola pública, de escola elementar e dos primeiros anos da educação dos estudantes brasileiros, vocês estão muitooooo enganados...o que está me revoltando é o nível dos acontecimentos e situações que tenho visto em salas de graduação,pós graduação, ambientes de trabalho ( sejam salas de aula, clínicas, consultórios, petshops ou agropecuárias) e mesmo no convívio diário...

Cena 1 - Aula de Pós Graduação de um curso renomado , alunos sentados com os pés em cima da cadeira, todos arreganhados como se estivessem esperando um exame ginecológico ( não importando se eram homens ou mulheres!)

Cena 2 - Aula Prática de Cirurgia dentro de um centro cirúgico e o docente COMENDO dentro do centro cirúrgico!?!?!?! PÁRA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!!!

Cena 3 - Aula teórica de curso de Especialização , alunas de renomada faculdade de baby look e jaleco fazendo gracinhas para o professor dignas de um baile de periferia de quinta categoria do tipo proibidão, se achando as gostosas e quando o mais perto que podem estar da medicina veterinária é serem consideradas CACHORRAS!

Cena 4 - Alunos conversando ao celular dentro da sala de aula como se nada estivesse acontecendo, e o docente já desistindo de sua função nada faz, deixa que a conversa siga como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Cena 5 - Mãe de aluno da Graduação em Medicina Veterinária indo reclamar na direção que seu "filhinho" tirou nota baixa ..aaaaaaa me poupe, se ela soubesse que o filhinho dela mata aula par ficar fumando maconha talvez ela não se despencasse até a universidade para encher o saco dos docentes!!!

Cena 6 - Médicas Veterinárias indo dar seus plantões com tantas bijuterias e jóias que mais parecem um catálogo de revenda de prata ambulante, e se esquecem que aquilo é um ambiente hospitalar e que devem seguir regras básicas de biossegurança e higiene hospitalar!!!

Cena 7 - Médicos Veterinários que ainda cometem erros básicos de atendimento por simplesmente acreditarem nos clientes e em suas fábulas de Esopo e induzidos ao erro e ao comportamento antiético de falarem mal dos colegas na frente dos clientes, se sentem ofendidos quando repreendidos a respeito...ô soberba!!!!

Cena 8 - Você entra em contato com um colega veterinário por email e ele sequer se dá ao trabalho de responder à sua tentativa vã de contato....

Cena 9 - Médicos Veterinários que simplesmente ignoram que o exemplo vale mais do que mil palavras e continuam se achando os reis do branco total!!

Cena 10 - Médicos Veterinários que sequer sabem a importância dos documentos de apoio ao exercício profissional e acham que fazer um receituário "bonitinho " basta, se achando "oprimidos" com tantas regras e tantas normas....ah me poupe....

Cena 11 - Veterinários discutindo em páginas do Orkut como se fossem verdadeiros barraqueiros de subúrbio estereotipados em obras de tele dramaturgia, falando palavrões , cheios de pretensa ironia, e se achando os donos da verdade e cheios de testosterona à flor da pele, animalizando toda e qualquer tentativa de diálogo em nome de uma supremacia frágil, temporária e imaginária....

Sei lá gente, mas se chegamos a este ponto, eu pelo menos não desisto de fazer a minha parte...é tudo uma questão de postura.. acho engraçado que na minha frente as pessoas evitam fazer ou ter comportamentos assim...por que será?

Medo de mim?? Creio que não pois estou longe daquele perfil do professor grosso e arrogante que permeou muito da formação de muitos médicos veterinários deste país, mas acho que é por que eu não tenho medo de mostrar a essas pessoas que elas estão errando, e com esse erro não prejudicam apenas a sua profissão, mas prejudicam-se a si mesmas.... pense nisso....

Pense nisso se vc viu algumas dessas situações acontecendo na sua frente nos últimos tempos...
Pense nisso se vc tem agido assim em alguns momentos de sua vida....
Pense nisso se vc acha que pode melhorar ao mudar sua atitude...

Mas se mesmo assim você ainda acha que está certo.... ahhhhhhh eu não vou perder meu tempo com você... se mata meu querido ou minha querida..talvez começando em outra vida vc tenha mais chances...pois eu..sinceramente tenho mais o que fazer do que desperdiçar esforços com gente que desistiu sem mesmo tentar....

Ah desabafei pessoal, pois é difícil ver como a situação está complicada.... e se eu me calar estarei sendo igual ou pior do que os tristes personagens dantescos atuantes destas cenas que relatei...

Eu não nasci para minissérie meus queridos...
Nasci para um épico... e vocês tb, só que vocês parecem ter esquecido disso....

Por hoje é só....

Comentários

E isso acontece em todas as esferas, não só na veterinária. Considero isso falta de educação, àquela educação que recebíamos em casa e que hoje a maioria dos pais não tem 'tempo' pra dar e mima com presentes e acobertando erros pra conquistar o 'amor' que deveriam conquistar pela convivência e troca de experiência e sentimentos. mas é mais 'prático' botar o filho na frente de uma tv e ir pro outro comodo da casa ver a outra com seus programas do que interagir ou leva-lo a um museu, ao zoo, ao parque. senão, deixa com a babá mesmo, ela não tá nem aí pra educação, mas os pais tb não, então empata né!
Excelente post Sérgio, você falou e disse tudo que muitos precisam ouvir. Parabéns, vou colocar seu blog como referência no meu
Bj
Sara Franco disse…
Garotinho, se eu já era sua fã desde pequenininha, srrs, depois deste seu post, vixe-maria... eu tb fico indgnada com certas coisas, posturas profissionais, aparência, nossa me choca muito ver como as pessoas querem respeito, desde qdo não se dão ao respeito. Não sou moralista, não, é ética profissional que hoje em dia tá difícil ver em qlq área. Parabéns !!! Cheguei até aqui pois te add no orkut, viu ?
Um abraço e mais coisas boas na sua vida!

Postagens mais visitadas