Mas que final de ano não?

Passeando por uma livraria me deparo com o livro de Gabriel García Marquez, Amor nos Tempos do Cólera e me apropriando da idéia do título vi surgir em minha mente o tema central para este nosso último texto ano.

Mas Amor? Cólera? Como assim, o Sérgio surtou? Enlouqueceu de vez?

Vamos lá, vamos esclarecer essa mistura de negócios pet e literatura latino-americana antes que a direção da revista me interne no primeiro hospício disponível!

Vamos procurar nos lembrar dos últimos dias do mês de Setembro e os primeiros de Outubro, o que vêm a mente? O início da maior crise econômica mundial desde o Crack da Bolsa de 1929, o crédito desapareceu, instituições americanas consideradas sólidos representantes do American Way to Make Easy Money se quebraram em mil pedaços, e as bolsas de valores do mundo inteiro viram a fuga de capitais no que os economistas passaram a chamar de comportamento de manada( interessante termo em se tratando de uma revista de animais de estimação....)e a recessão bate as portas do mundo inteiro, e uma palavra muito familiar a todos nós brasileiros pareceu ser a nota única no mundo: CRISE!( a tal Cólera do início do texto...)

Com a retenção do crédito, aumento das taxas de juros, quebra de confiança nas instituições financeiras mundiais, pacotes de ajustes e o comportamento receoso do consumidor como me preparar para continuar sendo forte na economia de serviços onde estou inserido? Como enfrentar esta crise sendo parte integrante de um mercado que crescia a cada ano em uma velocidade espantosa? Como ainda acreditar que a cada ano que passa os animais passam a fazer parte da família e acreditar que apenas esta frase será o suficiente para que eu consiga sobreviver à essa tempestade? Como chegar em 2009 com meu negócio veterinário funcionando e bem?

Se eu tivesse todas as respostas com certeza eu estaria dando previsões em horário nobre em todas as emissoras de TV deste país, mas não precisamos vestir esse personagem de oráculo acima do bem e do mal para parar, respirar fundo e ser...analista! Afinal é isso que faz parte do meu dia a dia...analisar... e acreditem isso não é tão difícil assim.

Em muitas de minhas palestras e workshops eu costumo usar uma frase que traduz muito esse significado de ser analista, eu costumo dizer que o empreendedor pet precisa desenvolver um novo olhar para o seu próprio negócio, assumindo mais e mais responsabilidades sobre ele, talvez em um novo momento, ou simplesmente em uma nova ação já sejam o suficiente, mas sempre é necessário lembrar que é necessário assumir a postura de liderança com segurança.

Como devo atuar daqui para frente?

Em um cenário onde as previsões de crescimento da economia brasileira se modificaram totalmente caindo de 5% ao ano para 2 a 3% em 2009, é necessário rever metas, rever projetos e fazer algo que o mercado pet nacional tem se recusado a fazer por amor e terá que fazer pela dor: PLANEJAMENTO!!!

Mas o mais interessante é que para planejar algo, todo empresário pet deverá conhecer e muito bem a situação presente de seus negócios ou seja, começam aqui as dicas para que 2009 seja um ano de muito trabalho e não apenas de sustos e reclamações, vamos lá?

Faça um levantamento geral de todo o seu negócio!

É hora de realmente saber o que é o seu negócio do ponto de vista físico (controle de estoque, estado de conservação das instalações, estado dos letreiros, segurança), do ponto de vista estratégico( quanto de material promocional você ainda tem, seus anúncios, sua visibilidade, seu calendário de ações..) comercial (contas a pagar, a receber, prazos com fornecedores...)pessoal( como está sua equipe, os contratos de trabalho...)!

Seja um líder participativo!

É hora de muita franqueza com toda sua equipe, marque um reunião com todos e mostre que o cenário é feio sim, mas que com a ajuda de todos é que se passa pela tempestade!
Peça idéias, peça ajuda a sua equipe, mostrando assim a relação que você quer que todos tenham com o negócio, seja claro e franco e jamais esconda estratégias!
Faça planos que todos possam compreender, e que possam se sentir parte integrante de cada proposta! Você verá como idéias surgem nesses encontros!

Controle seu estoque com olhos de águia!

Compre um bom sistema, faça tabelas no Excel, vistorie pessoalmente os estoques, olhe as prateleiras , faça rascunhos em papel se for o caso, mas CONTROLE SEU ESTOQUE!! ( Preciso explicar mais detalhadamente ou as letras maiúsculas já explicam por si só a importância desta ação?)

Renegocie prazos com seus fornecedores!

Agora é a hora de você saber se aquela distribuidora que vive te oferecendo cachaça e churrasco tem algo mais a te oferecer!(Me desculpem as que fazem só isso como “marketing de relacionamento” ... é hora de repensar seus conceitos!)
Tenha uma conversa franca com eles, e mostre que é melhor um pássaro na mão do que dois voando, criterize a compra, profissionalize essa relação comercial já!

Converse com seu gerente do Banco!
Seja franco, seja direto e negocie melhores prazos no cheque especial, peça taxas de juros menores, e se sobrar dinheiro converse cobre fundos de investimento mais seguros, ou mesmo uma conta poupança com rendimentos diferenciados, afinal é hora de fazer valer seu valor e conseguir manter seu crédito!

Não desapareça do mercado!

Não deixe de anunciar, de fazer eventos ou de preparar material promocional, se o momento é de retração geral quem você acha que ainda será visto no meio da neblina, aquele que se esconde na escuridão ou aquele que ainda sinaliza como um farol?

E para finalizar quero deixar um ditado muito antigo, mas que espero que seja considerado como algo muito atual nos dias de hoje... “Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”

E que venha 2009!

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