Produtos de Nicho? O que é isso?

Hoje o mercado de produtos e serviços destinados aos consumidores proprietários de animais de estimação apresenta características que chamam a atenção de vários periódicos de economia e de marketing no cenário de negócios.

O crescimento gradual e constante tem sido apontado como a justificativa para que empreendedores oriundos de vários segmentos invistam suas economias e abram petshops, realidade que tem se revelado uma armadilha para centenas de lojas que sequer completam 1 ano de existência.

O Mercado Pet apresenta características muito peculiares que são ignoradas por grande parte desses investidores, e por muito dos lojistas que já estão há algum tempo no mercado buscando uma melhor performance em seus estabelecimentos.

Uma dessas características tem sido o caminho natural pela segmentação, o que chamamos em nosso título de Consumo de Produtos de Nicho.
Um “nicho” é algo como uma especialização ... vamos entender?
O Mercado Veterinário é o mundo Macro, dentro dele existem vários segmentos, por exemplo Médicos Veterinários – Tosadores – Lojistas .
Dentro de cada segmento temos as especialidades, ou seja, os nichos, aquelas áreas com comportamento e características muito específicas.

Um dos melhores exemplos do que seja um nicho é o crescente Mercado Felino, onde produtos e serviços destinados aos consumidores proprietários de Gatos são disponibilizados em uma escala muito mais intensa do que há alguns anos.

Ou seja,você proprietário de um gato ,por exemplo ,faz parte de um grupo de consumidores com características especiais e peculiares que o tornam parte de um nicho.

Se você prefere que a tosa de seu Poodle seja sempre feita na tesoura, faz parte de um nicho...
Se você leva seu animal para fisioterapia geriátrica,você faz parte de um nicho..
Se você costuma reservar um banho de ofurô regularmente, você faz parte de um nicho...
Se você usa florais para tratar problemas de saúde de seu pet, você faz parte de um nicho...

Mas comercializar produtos de nicho, conhecer produtos de nicho e atuar em segmentos de nicho exige muito mais dos empreendedores do mercado pet.
Exige o posicionamento mais apurado e estratégico por parte dos prestadores de serviços onde eles deverão estar atentos a conceitos como exclusividade, atenção, segurança, responsividade, superação de expectativas, estilo e diferenciação.
Por isso você como proprietário de animal de estimação deve buscar por parte de seus prestadores de serviço este tipo de compreensão.
Pois somente assim entenderemos que a especialização dos serviços oferecidos a nossos animais de estimação deve sempre ser guiada pelos critérios acima mencionados, e não apenas um modismo inconseqüente e irresponsável.

O comportamento dos consumidores de nicho exige toda esta qualificação... Você está preparado para esta tendência que já se cristaliza como uma nova realidade?
Pense nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas