O que seria o Produto Pet Brasileiro?




Recentemente fui convidado por uma empresa estrangeira para avaliar alguns produtos nacionais que pudessem ter presença competitiva em mercados do exterior, e uma das perguntas mais importantes que me fiz quando comecei a pensar em que linhas de produtos e/ou serviços eu buscaria para fazer uma lista prévia, foi o questionamento sobre o que seria o produto pet brasileiro...

O que é?
Tem algum diferencial?
É uma cópia do que se tem no mundo?
Qual sua personalidade?
Quais os seus padrões de qualidade?
O que pode ser um grande diferencial em sua promoção?
Quais os protocolos de criação, produção e distribuição?

Eu posso me considerar personagem e espectador da mudança do mercado pet nacional nos últimos 20 anos, afinal comecei a estudar Medicina Veterinária no final da década de 80 e me encanto com a diversidade de nossos produtos e a inventividade de muitas empresas, mas também me decepciono com alguns produtos de péssima qualidade, atendimento que passa longe do profissional, produtos que não atendem a requisitos básicos como funcionalidade e segurança e ainda uma ausência de uma visão competitiva e uma especial atenção ao design de produtos.

Muito mudou, hoje já temos produtos muito bons no mercado, em todos os segmentos, desde acessórios, passando por higiene e estética, brinquedos e petiscos...produtos que prezam:

- pela qualidade de seus ingredientes
- pela qualidade do seu processo produtivo
- pela impressionante equipe de atendimento, vendas e pós venda
- pela atenção com sua apresentação ( embalagens e displays)
- pela atenção com o movimento que o mercado apresente a cada momento de criação de desejos e assim fornecendo as soluções a estes desejos

Se fala na exportação dos produtos pet brasileiros e isso já é uma realidade, mas eu gostaria que mesmo as empresas que ainda estão longe dessa realidade imprimissem em seu DNA empresarial a visão do MADE IN BRAZIL , com uma idéia de qualidade, de personalidade e de conquista de um espaço de escolha baseado no conjunto de características inerentes ao produto e às acessórias como por exemplo, estratégia de divulgação, embalagem e equipe de suporte e apoio ao produto no que diz respeito ao atendimento de distribuidores e clientes consumidores finais...

Muitos produtos já estão prestes a atender esses requisitos que considero básicos...

E o seu produto como está???

Comentários

Postagens mais visitadas