Serviços especializados..clientes mais ainda...





Conversando ao telefone com um grande amigo veterinário que atua em uma área dita especializada da Medicina Veterinária, as famosas Especialidades, discutimos sobre o perfil dos personagens dessa parte do serviço veterinário...

Questionamos o fato de como seria possível transmitir a idéia de "especialização" em uma estrutura que sequer lembrava um simples consultório veterinário que atendesse ao básico de nossas resoluções do CFMV?

Eu penso que quando um profissional busca uma especialização, e eu tenho a honra e o prazer de conhecer vários que gostaria de citar aqui mas que respeitarei as questões éticas e pessoais ( pois mesmo que seja um elogio, devemos respeitar a privacidade e a maneira com que nossos colegas atuam na vida profissional não é mesmo?)de cada um , mas que eles sabem que possuo profundo apreço e respeito pelo que fizeram em suas vidas profissionais e pelas escolhas que fizeram...me dá um orgulho enorme poder chamar alguns de amigos...mas deixa eu sair do devaneio e voltar...rs

Como eu ia dizendo...eu penso que quando um profissional busca uma especialização existem uma série de fatores operacionais, estruturais e promocionais que devemk ser sempre levados em consideração por que do outro lado da moeda, da relação de consumo que será criada ao se ofertar este serviço, está um consumidor que apresenta um comportamento e um perfil um pouco diferenciado do consumidor , dito comum...Ele tem claro um potencial de exploração um pouco mais aflorado, pois seu coeficiente de relação homem-animal é claramente maior e visível, já que ele destinará recursos variados na busca da cura de seu animal de estimação...

Esse cliente espera um atendimento acima do básico, espera que no mínimo , mesmo sendo leigo, ele obtenha uma informação técnica, uma postura profissional e uma ambientação clínica que seja diferente do que ele tem em seu imaginário como sendo "comum"...

Não quero aqui desmerecer o trabalho de ninguém, afinal eu também já trabalhei em muitos lugares que não me davam condições adequadas de valorar o meu serviço médico veterinário, mas isso é uma outra conversa...

O que quero reforçar aqui aos colegas especialistas e aos que pretendem seguir nessa área de desenvolvimento e posicionamento profissional, é que existe uma sutil diferença no mercado consumidor dos serviços especializados e esta sutil diferença, faz toda... A DIFERENÇA!!

Complicado?

Não muito..pense comigo no que diz respeito ao cliente de serviços veterinários:

Existem os estereótipos? Existem...
Existem os padrões de comportamento? Existem...
Existem os clientes de preço? Existem...
Existem os clientes de qualidade? Existem...

O que eu penso e que abro sempre para discussões é que os colegas especialistas precisam estar " acima do bem e do mal" no processo de avaliação por parte do clientes que usarão de vários recursos para avaliar o serviço, exercendo uma atitude tangibilizadora, ou seja, na incapacidade de avaliar o serviço como entidade, ele buscará recursos e ferramentas tangíveis como por exemplo, a qualidade das instalações, a prestatividade da equipe de trabalho, a ambientação da clínica, o material gráfico e até mesmo a roupa do profisssional...é toda a ambiência que conta nessa hora...

Por isso eu digo que se os serviços estão se especializando cada vez mais , os clientes também estão desenvolvendo ferramentas de avaliação pois estão em um patamar sócio-econômico-curltural que os permite serem os seus clientes não é mesmo?

O que você tem feito para se diferenciar do comum meu colega especialista?

Comentários

Postagens mais visitadas