Novo Ponto de Encontro do Mercado Pet Nacional e Internacional! Opinião Pet !

Sempre quis que o meu blog fosse um território livre para todos que realmente quisessem "pensar" o mercado pet de uma forma diferente , para que pudéssemos juntos fazer algo que o transformasse em algo realmente sólido , um cenário diferente da superficialidade de índices e pretensas verdades importadas e customizadas de forma inconsequente pelos falsos profetas do Mercado...e ainda bem que em todos esses anos pude conhecer pessoas que buscam fazer a diferença em seus trabalhos no mercado pet, muitos dos quais posso chamar de amigos depois de muitos anos de estrada e de muitos projetos juntos, de muita luta e de muita dedicação e esmero profissional...

Por isso inauguro hoje um ponto de encontro...um local onde poderei receber meus amigos do Mercado Pet, profissionais que fazem a diferença em seus segmentos...e que serão aqui recebidos para uma conversa muito especial, com informação, dedicação, respeito, admiração, descontração e muita OPINIÃO!

Bem vindo ao Opinião Pet com Sergio Lobato e Convidados!!

Convidada de Estréia de nosso Opinião Pet : Kika Menezes - Advogada e Consultora Pet


Como você vê o mercado pet na região sul do Brasil no que diz respeito à busca pela qualificação de seus profissionais?


O Mercado Pet na região sul do Brasil, apesar de estar em segundo lugar conforme as estatísticas apresentadas nas revistas do ramo em questão de mercado e de animais de estimação, tem poucos destaques em profissionais qualificados, sem dúvida alguma posso afirmar que precisamos cada vez mais buscar essa qualificação para os profissionais, trazer até eles, esclarecer o quão importante é a qualificação do profissional, do comprometimento com sua escolha profissional, sobre a exigência do mercado em relação ao ser humano que cuida do ser animal. Infelizmente é um número ainda pequeno de profissionais que vão atrás, que procuram aperfeiçoamento para seu próprio crescimento.

Você acha que o mercado pet cresce de forma ordenada e produtiva como as reportagens especializadas indicam?

Em alguns segmentos sim, como por exemplo na parte de alimentação, há fiscalização na fabricação, associação responsável, pesquisas, e ainda é a àrea que maior movimenta o mercado em relação a valores. Em relação a equipamentos para a estética de animais os fabricantes já estão preocupados com a ISO, padrão internacional, acredito que hoje já estamos com um crescimento mais ordenado e produtivo em relação a dez anos atrás, não tanto como mostra as resportagens especializadas mais alguns anos, poucos, chegamos lá como dizem as reportagens. Considero que eles fazem uma abordagem futura, o que todos esperam do mercado de âmbito geral, de todo mercado pet, pelo menos na maioria das regiões brasileiras a realidade ainda é outra.

Quais os maiores desafios hoje do mercado pet da região sul do Brasil?

*A qualificação do profissional de banho e tosa (banhista, tosador e esteticista).

*A qualificação dos professores das escolas que formam profissionais para o mercado, a conscientização desses centros de ensino que precisam também de aperfeiçoamento.

*A convivência em parceria verdadeira do Médico Veterinário e o Esteticista.

*Novidades em equipamentos com menos ruídos e maior eficiência.

*Linha de cosméticos onde a própria fábrica tem um profissional que ensina a usar corretamente seus produtos, que se disponha a ir até o usuário e treine a equipe.

*Marketing pessoal e profissional.

Sempre temos um desafio, cada novo dia é um desafio em qualquer região do país.

Como você vê o desafio da profissão de Esteticista Animal em se consolidar como uma profissão ética e de elevado nível técnico?

É uma luta que já considero pessoal, estudo muito, estou sempre em contato com orgãos governamentais, com profissionais do ramo, tanto da parte clínica como da parte estética,

busco sem cansar meios para que isso aconteça. É uma exigência do mercado que o nível do profissional seja cada vez mais elevado e ético, é uma exigência dos profissionais o reconhecimento de seu nível técnico. E ética... ética é o que comanda e organiza uma profissão e também um ser humano.

Você percebe alguma diferença gritante entre os 3 estados do Sul no que diz respeito a maneira como eles encaram o conceito de Mercado Pet? E com o resto do país?

Tem suas diferenças sim, são culturas diferentes, a apresentação do mercado e como ele é encarado são especiais em cada um. Em relação ao resto do país poderia dizer que são mais exigentes em relação a qualidade e em relação ao valor de mercado. De uma maneira simples de avaliação, como diria meu avô: "-aqui queremos o que é bom com preço baixo".

Em uma reportagem de uma revista de vendas li certa vez um comentário que dizia: "Se você colocar um produto no mercado do sul do país e ele for aprovado, você vende em qualquer lugar do país". Já fiz palestras sobre equipamentos, legislação, treinamento de equipes de vendas, consultorias em todos os Estados brasileiros e nenhum, mas nenhum é igual o outro.

O que vc desejaria como consultora do mercado pet que acontecesse com nosso mercado no novo governo que assumir?

Novo governo... bem... redução de impostos sobre os produtos, talvez!

Mas seria fantástico que eles nos olhassem com o valor que temos, pelo valor que temos.



Kika Menezes, advogada/consultora pet.







Comentários

maria disse…
Quem conhece essa pequena grande mulher,KIKAS,sabe bem como estamos bem representados dentro do nosso universo pet em geral.Se os animais falassem com certeza agradeceriam a ela todos os treinamentos q ela faz p q os humanos se qualifiquem cada vez mais p lidarem com eles.
Contratar a kika p uma consultoria,é investir no seu negócio,motivar seus funcinários,é como tomar um viagra sabe?acho q consegui resumir tudo em poucas e curtas palavras,sou gaucha de coração,veterinaria,propietaria e tosadora de profissão e me orgulho muito de ter como consultora da minha XUXUCA,uma advogada fazendo pela nossa classe,em todos os aspectos!!!

Maria Napoleao

Postagens mais visitadas