O que pode mudar em 20 minutos?

Me apropriando do slogan de uma rádio de notícias começo este artigo fazendo uma pergunta a todos os profissionais do Mercado Pet, pergunta que em um primeiro momento pode não significar muita coisa, ou mesmo não significar absolutamente nada.


Mas vamos tentar a partir de agora inseri-la em nosso contexto, em nosso dia a dia e então entender que com um pouco de esforço poderemos sim mudar muita coisa em 20 minutos.

O objetivo deste texto e convidar a todo proprietário de estabelecimento pet ou veterinário a inserir em sua rotina um pequeno exercício que poderá ser a base para toda e qualquer mudança que se pretenda implementar dentro de seu negócio.



Primeiro uma pergunta importante: Você quer mudar? Você precisa mudar? Você já percebeu que precisa mudar? Você entende que se precisa mudar é por que algo que está sendo feito não está mais dando resultados? Você está preparado para mudar?



As respostas são muito pessoais, mas de uma forma geral é necessário compreender quer a mudança não precisa ser um processo doloroso, um processo custoso ou mesmo cheio de dúvidas e de ressentimentos, ele pode e deve significar que quando assumimos o controle somos capazes de mudar toda e qualquer situação que necessite de uma revisão ou mesmo de um interrupção temporária ou mesmo definitiva.



Mas o que precisa ser mudado dentro do meu estabelecimento?





Muitas vezes não enxergamos, ou não queremos ver o que precisa ser mudado por razões variadas, mas muita vezes (e eu acredito muito nisso!) não estamos acostumados a ver o que realmente importa por falta de hábito, de treino....



Por isso criei este exercício chamado “Meus vinte minutos”.

Como ele funciona? Do que consiste esse exercício? Preciso ter alguma apostila?
Nada disso! Basta que você dedique a cada dia de trabalho apenas vinte minutos para que você olhe o seu negócio mais intimamente!
Procure solicitar que nesses 20 minutos diários você não seja interrompido por nenhum de seus colaboradores/funcionários, evite fazer isso no horário de maior movimento de clientes e de fornecedores e busque um local calmo e tranqüilo onde você possa ter uma certa privacidade e tranqüilidade.

Outra dica importante é que você não tente juntar todos os problemas de uma vez só nos seus primeiros vinte minutos de exercícios, lembre-se você terá vários momentos de vinte minutos, e, o mundo não foi feito em um dia só não é mesmo?
Tente separar por grupos as áreas onde você vai atuar em cada grupo de vinte minutos como por exemplo:
- Relacionamento com os clientes – Como fazer? Quais os problemas? Existe algum plano de fidelidade? É funcional? Quem são meus clientes? Qual o comportamento de compra deles?





- Imagem da loja – Como está minha estrutura física? Como é meu letreiro? Tenho preocupação com os meus uniformes? Com a limpeza da clínica? Tenho material gráfico a contento?


- Relação com os funcionários – Estão satisfeitos? Conheço meus funcionários? Tenho programas de marketing interno? Tenho a preocupação em treiná-los constantemente?






E uma dica muito importante, nos seus primeiros 20 minutos não tente brigar com o relógio e nem tente dar as soluços, somente o fato de você estar tomando consciência do que acontece de forma clara em seu negócio já mostra real importância do exercício.

Afinal diz o ditado que ...” é o olho do dono que engorda o gado “ não é mesmo?



Crie relatórios a cada exercício, como se fosse um planejamento do que precisa ser feito, como você pretende modificar e as etapas onde cada situação se encontra, se no planejamento, se na verificação das etapas, se na execução de uma ação, ou mesmo na avaliação dos resultados.



Pode parecer um tanto quanto maçante, mas quando dou uma consultoria eu procuro criar o estímulo, a necessidade de conscientização de que o proprietário tem que tomar as rédeas da mudança nas mãos, pois o consultor apenas sinaliza o caminho, ele não pode viver dentro da empresa para sempre (afinal ele é um consultor e não um empregado da empresa!)



Acredite com 20 minutos por dia você será capaz de mudar o seu negócio!

Pois você em muito menos tempo leu este artigo e já mudou um pouco sua maneira de pensar não é mesmo?

Comece hoje mesmo!

Comentários

Postagens mais visitadas