Como . onde e por que?

Quando sou convidado para dar palestras eu costumo dividí-las em grupos, as conceituais e as práticas. Nas conceituais eu apresento aos colegas os conceitos do universo de marketing e nas palestras ditas práticas é o momento onde tento colocar de forma clara a aplicação dos conceitos apresentados, mostrando como eles , de alguma forma já estão inseridos dentro da rotina das clínicas, consultórios e petshops que eles administram.







Então surgem as famosas perguntas na platéia... Como? Onde? Por que?

Essas perguntas são o espelho da necessidade de orientação que o mercado veterinário ainda precisa para poder dar os primeiros passos, realmente firmes e sem erros, rumo ao estágio do profissionalismo em serviços que garantirá a geração de riqueza e estabilidade tão desejada pela classe veterinária.



Costumo dizer que não existe mágica nem solução milagrosa para nenhuma ação de marketing que se pretenda desenvolver, e sim um passo a passo, existem digamos assim, receitas básicas que podem ser seguidas por todos, mas com adaptações e intervenções específicas e customizadas a cada momento, estabelecimento ou cultura profissional.



Este é um ponto fundamental, pois me assusta que as pessoas acreditem que as soluções sejam únicas e capazes de atender igualmente a todos os estabelecimentos, clínicas e consultórios deste país. Reforço aqui a idéia que quero dividir com todos vocês, os conceitos sim são os mesmos par todos, mas suas traduções e aplicações devem ser muito cuidadosas pois espera-se que as condições sejam diferentes, os problemas sejam similares mas não iguais 100% e principalmente, lembrar que as pessoas envolvidas são diferentes, sejam na forma como encaram os problemas, em seus valores e percepções e consequentemente como irão resolver os seus problemas.





Então o que pode ser aplicado a todos os estabelecimentos são as orientações que muitas vezes começam com questionários que são aplicados muito mais com o objetivo de fazer os responsáveis pelo negócio veterinário começarem a colocar de forma ordenada as informações que muitas vezes são parte de suas rotinas e são colocadas em segundo plano, quando essas mesmas informações poderiam e muito ajudar a solucionar muitos dos problemas.

É como visualizar de forma ordenada o seu estabelecimento como um todo, em etapas, em pedaços, em capítulos ou porções.





Vamos responder algumas perguntas juntos?



 Quem abre a sua loja ou clínica?

 Quais as rotinas diárias?

 Quem é responsável por controlar estoque?

 Quem é responsável pelo caixa?

 Quem é responsável pelas compras?

 Quem atende clientes?

 Quem atende vendedores e promotores veterinários?

 Quem verifica a rotina da tosa?

 Quem é responsável pela limpeza da loja ou clínica?

 Quem é responsável pelo treinamento dos funcionários?

 Quem decide as estratégias da loja ou clínica?

 Quem estabelece os planos de metas da loja?

 Quem decide as parcerias estratégicas da loja?

 Quem faz os planos de re-marketing da loja?

 Quem é a loja ou a clínica?





É muito importante que você determine!



 Funções

 Prazos

 Metas

 Políticas

 Estratégias



Responder questionários como esse ajudam todo profissional a ver de uma forma mais clara todo o universo onde ele vive a maior parte de seu tempo.

Como mudar?

Respondendo a esse questionário!

Onde?

Dentro de sua rotina de trabalho, ache tempo!

Por que?

Por que você tem o direito de profissionalizar o seu negócio veterinário cada vez mais, é seu direito, é sua obrigação! Você pode!





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