Por que devo pensar em gestão de clínicas e petshops afinal?



Por que devo pensar em gestão de clínicas e petshops afinal?



Recentemente estive visitando vários estabelecimentos veterinários dos mais variados tipos em vários estados brasileiros e pude perceber uma angústia crescente por parte de vários colegas que atuam na clínica de pequenos animais nas suas rotinas profissionais.

Muitos passaram do estágio da reclamação sobre os baixos índices de lucratividade e rentabilidade de seus negócios, e já estão em um estágio onde sabem que há algo errado mas eles não sabem onde procurar...sabem que o mundo de suas clinicas, consultórios e petshops está sendo bombardeado por uma série de fatores muito complicados e para os quais eles sequer foram avisados nos tempos de faculdade.

O que fazer então?

A principal questão é entender de um a vez por todas que você é um profissional da área de saúde e que a formação dos profissionais de saúde é sim deficiente na nossa formação acadêmica, afinal é o que eu tenho dito em minhas palestras : Enquanto continuarem dizendo que temos uma profissão e não uma CARREIRA, estaremos envoltos nessa nuvem de problemas.

Mas entender e reconhecer a sua fraqueza,  é o início apenas, e não se deve chorar pelo leite derramado e sim encontrar formas de se RE- conhecer profissionalmente falando, definindo seus pontos fortes profissionais.

E em um segundo momento parar com esta versão ao universo da gestão e organização que são a base do que eu, como analista de mercado, prevejo para um futuro muito próximo (Se Deus quiser!!!) que é a entrada da Medicina Veterinária no universo da administração hospitalar.

Pode parecer utopia quando eu ainda encontro clínicas que não possuem documentos como atestados de saúde, de autorização para termos cirúrgicos, pops, rotinas de limpeza, livros de RT e como reflexo disso, mesas de atendimento de madeira, consultórios imundos e sem pia, estruturas precárias que só refletem o descaso e o desconhecimento do profissional da Medicina Veterinária com os conceitos básicos que regem seu metier e seu dia a dia enquanto prestadores de serviços.

Pensar em Gestão de Estabelecimentos Veterinários é pensar em assumir as rédeas do seu estabelecimento de forma ampla e irrestrita, técnica e embasada em legislação e em um somatório de conhecimentos diversos que garantam a você um diferencial competitivo que no final irá garantir o tão sonhado faturamento de onde você retirará o seu sustento , a sua estabilidade... eu penso  e sinto a Gestão como uma ferramenta complexa sim, mas não impossível.



Comentários

Postagens mais visitadas