O que seria falar sem dizer nada?


Bem, talvez um silêncio maravilhoso na hora certa, mas também poderia ser um momento de reflexão, ou mesmo falta do que falar não é mesmo?
Mas como comunicar algo sem que façamos uso das nossas habilidades verbais? E por que estamos falando disso aqui?
Será que você já ouviu alguns ditados como...” uma imagem vale mais que mil palavras...” “ a primeira impressão é a que fica” “ se não tiver nada de bom para falar fique calado”?



Viu como sempre temos em nossa mente a importância das palavras?
Mas vamos parar e pensar...palavras ditas o vento leva não é mesmo?

Mas e as atitudes? E uma lembrança visual?





Ok Sergio acho que já sei onde você quer chegar...

Sim, vamos conversar um pouco sobre a chamada comunicação não verbal onde podemos sim fazer uso de outras ferramentas para vender melhor nossas marcas, produtos, serviços e a nossa própria imagem como profissionais e como prestadores de serviço nesse mercado pet tão competitivo.

Imagem é tudo....
Você ficaria à vontade em um consultório médico onde você percebesse manchas de sangue, sujeiras,estofados todos rasgados, pintura descascada e goteiras no teto? Sentiria segurança ? Pagaria caro por este atendimento?
Acho que não ....e ainda falaria mal dele para seus conhecidos não falaria?



Os olhos são a janela da alma...
Costumo dizer em meus treinamentos que a luz de um bom atendimento reside na força com que expressamos a felicidade verdadeira de estar ao lado de nossos clientes! E por onde essa força extravasa? Pelo olhar  que brilha e que indica os caminhos de uma relação cliente-lojista rumo á fidelização.



O corpo fala...
Vitalidade! Essa é a palavra chave quando analiso a postura de nossos funcionários que estão na linha de frente de nosso serviço veterinário.
Como acreditar que aquele vendedor “praticamente deitado” deitado em cima do balcão poderá me dar um atendimento correto? Como imaginar que aquela vendedora vestida como se estivesse indo a um baile funk entende que sou cliente e não um “colega” com quem ela irá bater um papo?


O que fazer então?

Dicas básicas sempre ajudam nessa hora!

Jamais fique de braços cruzados na frente do seu cliente!

Olhe nos olhos! Timidez não combina com venda!

Não dê as costas para ele quando estiver conversando!

Sorria! Isso derrete icebergs!

Não gesticule como um político corrupto em época de palanques, mas não fique inerte como um morto vivo...o meio termo é muito interessante para sua comunicação não verbal!

Esteja apresentável! Bem vestido, arrumado e asseado já formam o conjunto básico do bom atender!

E demonstre vitalidade em cada gesto, em cada olhar, em cada passo!


Isso retorna para você em dobro...acredite!!!

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