Sonhos sonhados...desejos conquistados...metas desejadas...sonhos enfim!


Tudo ia bem naquela sexta feira em minha vida quando de repente uma mensagem... “ Dr.Sérgio você poderia escrever um texto sobre sonhos?”

E naquele momento uma corrente de energia elétrica passou pelo corpo e sinceramente caí em uma sonora gargalhada pois naquele exato momento eu pensava justamente em ...SONHOS!!! Pois eu tinha realizado um sonho muito especial fazia poucos dias...

E pensei comigo baixinho “ é ...realmente o acaso não existe ...”

E aqui estou eu começando mais este nosso encontro e surpreendentemente para falar de sonhos..mas será que sonhos fazem parte do universo de milhares de lojistas, balconistas, tosadores, veterinários e acadêmicos de todo o Brasil ? 
Será que podemos considerar os sonhos como uma parte integrante do universo da Gestão e Marketing? Será que podemos entender os sonhos como uma ferramenta que nos ajudaria em na gestão de nossos negócios? 
Ou será que tudo isso não passa de um sonho?

Existem muitas definições para sonhos, uma das que mais gosto é a que diz que  o sonho é o efeito da emancipação da alma durante o sono...

Principalmente por que posso viajar e brincar sobre as definições desse “sono” e com a incontida liberdade contida dentro da palavra “emancipação” dentro desse nosso texto afinal!
Em um ambiente de negócios criam-se certos códigos de posturas e como estamos inseridos nesse mundo passamos a seguir esses códigos simplesmente para nos adequarmos e fazer parte de um todo sendo todo de uma parte em uma metonímia emocional e social que muitas vezes nos impede de sermos apenas ...nós mesmos!
São regras, convenções e ditas tendências e modismos que regulam o comportamento humano nas suas relações pessoais, profissionais, emocionais e intrapessoais.

O mundo da gestão de negócios, tão cheio de tabelas, regras, números, metas, desafios empresariais diários como conquistar e manter clientes satisfeitos e consumindo em um nível que satisfaça as necessidades da loja ou clínica, atender e negociar com diferentes representantes comerciais que por sua vez também possuem suas metas e desafios a serem batidos; representa perfeitamente um cenário onde os códigos de conduta e de postura são esperados e desejados de uma forma extremamente impositiva até!

É como andar na trilha reta de um trem, cuidado...se você sair da trilha , seu “trem” descarrilha rapaz! Mas será que não existem outras estradas? Outros caminhos que levem ao mesmo objetivo afinal?
Muitas vezes nos vemos fazendo as mesmas coisas todos os dias, de forma autômata, muito por que assim nos foi dito que era o certo, outras por que aprendemos por experiência própria que esse era o caminho e nos acomodamos, ou por que o mercado faz assim e por que então ser diferente?

Este comportamento generalizado é o que chamo aqui de SONO..esse estágio onde parecemos todos zumbis a seguir vagando pelo limbo de nossas vidas profissionais ( e em alguns casos até mesmo emocionais e pessoais infelizmente...) sem uma direção, ou pior com uma pretensa direção ou norte a seguir, dormindo sem ABRIR OS OLHOS, sem ver o que está diante de nós mesmos, onde as nossas ondas cerebrais parecem estar em eterno repousar estratégico , onde não existe nada além do marasmo, do silêncio operacional e da cegueira escolhida como parceira, e a surdez adquirida como imposição de um meio que não se atreve a querer escutar ventos de mudança muitas das vezes...

Neste estágio do sono é interessante notar que parecemos tristes pierrots , tristes palhaços que seguem por um circo diário de lamentações em espetáculos que só têm como público o cansaço, a decepção , a desilusão e a sensação de que algo não está dando muito certo...
Mas o pior deste estágio é perder-se de si mesmo no meio do caminho e dormir eternamente em berço que se fosse esplêndido já seria um erro, mas longe disso....é negar-se a ACORDAR...
Mas Sérgio e o sonho?? Não precisamos dormir para sonhar?
Lembram-se da emancipação da alma que citei ainda há pouco? Pois é nisso que eu acredito!!

Quem me conhece sabe que eu , mesmo falando de gestão, lay out ou outro tema qualquer do universo do mercado pet, sempre procuro dar um toque motivacional para cada tema, quero poder atingir as PESSOAS e não ser endeusado como PESSOA ...peço a meu anjo da guarda antes de cada palestra que eu seja capaz de ser um veículo de coisas boas e que se pelo menos uma pessoa que estiver ali naquela sala ou auditório mude a sua vida para melhor eu estarei feliz...

Parece que esquecemos que somos todos detentores de uma forte luz que brilha em nossos corações, bem perto do centro do nosso peito, isso onde você coloca o dedo quando diz: “Quem ?? Eu???” isso lá mesmo onde você está colocando a mão agora!!!
Essa luz é que é a responsável por guiar nossos passos por essa vida que aqui estamos compartilhando e ainda por cima ajudar a outros a “enxergar” o caminho à sua frente, basta querer, acreditar e exercitar essa maravilhosa ferramenta de gestão de VIDA e sabe como?

SONHANDO !!! SONHANDO!!! SONHANDO!!!

Quando sonhamos permitimos que nossos medos se calem definitivamente, e cristalizamos em nossas vidas as certezas mais fortes de prosperidade a qual todos estamos predestinados mas que por alguma razão deixamos de acreditar no meio da jornada ...
Sonhar é emancipar a alma por que sem medo, sem a censura social , sem as convenções mundanas castradoras, sem o eterno preocupar-se excessivamente com o que o outro fala somos capazes de atingir um estágio onde tudo passa a fazer um sentido muito mais claro e maior em nossas vidas profissionais e pessoais!
Você enfrenta os dissabores da vida no balcão com mais força, mesmo quando aquele cliente reclama no final de um sábado à tarde que a tosa do focinho está meio milímetro torta!! Ou quando aquele cliente da clínica chega com a velha máxima de que já que você fez o curso de Medicina Veterinária tem que cuidar dos animais de graça!! Ou quando seu funcionário da entrega ou delivery simplesmente desaparece no meio do dia mais cheio de entregas da loja!!!
Emancipar a alma é encontrar em você mesmo a certeza de que existe sim um norte, um caminho a ser seguido, mas que você o fará por que você QUER estar lá, por que você DESEJA algo mais naquele trajeto.
Sonhar é tutelar seus desejos chancelando-os na vida real, é buscar a certeza de que torna-se mais forte para enfrentar todo e qualquer obstáculo que surja pois os sonhos guiam o bom homem pela tormenta e sabe por que? Por que eles são a fonte daquela chama que arde forte no peito do sonhador....aquela que você precisa manter acesa para não cair no sono que muita gente deseja que você permaneça!

Emancipar a alma é gritar ao sabor dos ventos que você tem sim o direito a planejar, a querer, a criar, a buscar, a lutar e a conquistar o quer você quer! Vivemos em um país onde nosso próprio sistema educacional parece em sono eterno, pois ele não nos estimula a criar e a sonhar, sempre foi uma questão de sim, não, decorar e esquecer....

Sonhe meu amigo, sonhe muito !!! Pois por mais que as dificuldades apareçam, ( e acredite elas só aparecem para quem é forte o suficiente para derrotá—las!!!) esse é um direito seu!!
Não deixe que tirem o seu SONHO, não prenda a sua alma jamais!  
     
E acredite conte comigo, e com muitos outros que jamais deixarão o sonho morrer...pois sem o sonho a alma ficará eternamente presa....

Pois afinal como diria um poeta de nossa MPB..

“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade!”
( Raul Seixas)

Daquele que quer criar uma nova realidade com cada um de vocês!
Até nosso próximo encontro!


PS: SONHEM MUITO E SEMPRE!!!

Comentários

Postagens mais visitadas