Fundamentos de Marketing em Medicina Veterinária..por que ainda tanta refratariedade?




Para que possamos entender o contexto onde a Medicina Veterinária precisa se qualificar como ação empresarial profissional, é necessário que tenhamos em mente conceitos básicos do universo das organizações : O Marketing!


Mas o que é Marketing?



Pronto! Você deve estar pensando...

“Lá vem aquela velha estória de vender, vender e vender! Ora bolas , eu sou um Médico Veterinário, não um  vendedor!”




Está na hora de rever seus conceitos....

Marketing não é venda!



Vender faz parte do Marketing ! Mas Marketing é um processo que envolve muito mais etapas que apenas a venda!

E Doutor(a)...tenho o dever de lhe informar que você é um vendedor sim! E não há nenhum demérito nessa afirmação pois a venda de um serviço, produto e informação é o dia a dia de um médico veterinário, vamos ver?

Se cliente entra na sua clínica (ponto comercial) , agenda uma consulta (serviço ) , é atendido por você que orienta sobre o melhor procedimento (Informação + serviço) , prescreve a medicação (produto) , leva o cliente até o seu petshop ou farmácia onde o cliente adquire o produto prescrito (venda) que confiante vai para casa pois foi bem atendido por você e sua equipe (satisfação).


Viu como você foi um excelente vendedor?

Através de sua prestação de serviços você:

- Efetuou a venda de uma idéia
- Efetuou a venda de um produto
- Garantiu a satisfação de seu cliente
- Trouxe ingressos imediatos para sua empresa
- Iniciou uma relação com seu cliente



Viu como não há por que ser tão refratário a este conceito que te rodeia e no qual você está inserido como parte importante do Mercado de Produtos e Serviços de Animais de Estimação!


Be Happy!!


Comentários

Postagens mais visitadas