Dicas de Marketing para Veterinários e Lojistas




Dica 1 – Marketing não é um bicho de sete cabeças! Não deixe de buscar entender essa ferramenta de gestão como um grande auxiliar para o dia a dia de seu estabelecimento. Busque encontrar o caminho para que ela se torne familiar..leia mais, assista palestras e workshops mas principalmente , pratique o conceito primordial do Marketing como processo, como uma ferramenta dinâmica ok?

Dica 2- Marketing não é venda! Ele promove a venda, organiza as ferramentas de venda, analisa a qualidade da mesma, treina a equipe de venda, mas em si ele não é venda, ele é muito mais complexo. A venda é parte integrante de todo o processo de marketing ao qual você começa a se familiarizar.

Dica 3 – Marketing é um processo ! Ou seja, são etapas que vem uma atrás das outras, ou seja, não adianta querer colocar o carro na frente dos bois. Para ter resultados de vendas, aumento de clientes ou sucesso empresarial você precisa trabalhar antes, envolver-se e comprometer-se com dedicação em cada ação dentro do seu estabelecimento.

Dica 4 – Marketing é parte integrante do universo de serviços! Ou seja, ele poderá te ajudar a estabelecer padrões em todo o seu atendimento aos seus clientes , orientando quais as melhores estratégias para que tudo possa ocorrer da forma mais produtiva possível para ambos.

Dica 5 – Marketing envolve planejamento! Ou seja, não acorde um dia e decida mudar tudo na sua clínica ou na sua loja! Não funciona assim! Busque fazer um “rascunho” de todas as mudanças que você poderá aplicar, como as fará, e como que objetivo, e quais os  resultados que deseja alcançar.

Dica 6 – Marketing não é propaganda! A propaganda é uma ferramenta do Marketing usada para promover as empresas, marcas e produtos , serviços e profissionais que estejam com seus processos ajustados e prontos para atender a essa nova demanda de clientes trazida pela propaganda escolhida.

Dica 7 – Marketing envolve um olhar cuidadoso com as finanças! O dinheiro que circula na sua loja , circula pelos processos implementados na sua empresa, ou seja, pelo marketing que gerencia, administra, gere e organiza todo o dia a dia dentro da loja, clínica ou petshop. E decidir o que fazer com ele, como aplicar, e como gerir esses recursos é parte integrante do conceito de marketing.

Dica 8 – Marketing envolve pessoas! O conceito do marketing como ferramenta pode às vezes ser mal compreendido , porém é importante que você jamais se esqueça que o conceito envolve pelo menos duas pessoas, o prestador de serviços e o consumidor desses serviços. Entender como essa relação pode ser segura, produtiva e sustentável é função do marketing.


Dica 9 – Marketing é Interpretação de dados! E claro sem dados não existe estratégia segura, por isso a pesquisa de marketing é tão fundamental. Conhecer seus clientes, seus desejos, seus perfis de compra , suas necessidades mais básicas são a base para que decisões sejam tomadas corretamente.

Dica 10 – Marketing é incentivo de equipe de trabalho ! Éo famoso endomarketing, que são as estratégias que você deve criar para criar um ambiente de satisfação e de crescimento para cada membro da sua equipe de trabalho, afinal com boas condições de trabalho a produtividade cresce!

Dica 11 – Marketing é estratégia! O marketing precisa ser visto por você como um auxílio para que você possa fundamentar os passos de sua empresa de forma segura, e que você possa ainda planejar passos maiores! O marketing te orienta na construção de uma postura profissional mais agressiva e menos reativa.

Dica 12 – Marketing é visibilidade! O marketing é o canal para que sua empresa, sua postura e sua imagem como profissional do mercado pet encontre espaço para ser admirado, visto e até mesmo invejado pela concorrência, mas que ele seja capaz de ser usado de forma a que com essa visibilidade, você conquiste sustentabilidade! Afinal no nevoeiro quem é visto? O farol aceso ou o penhasco?

Dica 13 – Marketing é organização e método! Sem organizar sua empresa em processos e em departamentos, ou pelo menos cargos e funções você estará completamente fora do rumo, tomando decisões que poderão com certeza te levar para cenários nada agradáveis e pouco seguros. A bagunça dentro de uma empresa pet é um dos sinais clássicos de o quanto ainda temos que crescer!

Dica 14 – Marketing é para todos! Faça com que todos da sua equipe se sintam parte dos processos que você irá organizar e implementar, não deixe de buscar em cada um as possíveis dicas que ajudaram no processo como um todo. O comprometimento da equipe é desejado, mas crie um terreno fértil para isso.

Dica 15 – Marketing não é o salvador da lavoura!! Ou seja, depois de ler todas essas dicas, pense que ele é mais uma das ferramentas de gestão que estão à sua disposição para que você possa gerenciar seu estabelecimento pet, levando-o a um patamar de sucesso, porém sem trabalho meu caro...nada feito!

Pense nisso!

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