Um novo mercado, um encontro com Clifton Davis!


Vamos conversar com meu colega Médico Veterinário Clifton Davis sobre seu trabalho em uma área de extrema importância na Medicina Veterinária!
Medicina Veterinária Legal!

Mas quem é esse nosso colega?
Por que estamos conversando com ele?
Vamos conhecer um pouco do Dr. Clifton Davis?




Médico Veterinário formado em 2000 pela Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO

Oficial Médico Veterinário da Reserva (R2) do Exército Brasileiro;

Vice presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) – Gestão 2011/2013;




Atua como Perito Médico Veterinário na área cível.


Como podemos promover a sua especialidade no Mercado Veterinário nos dias atuais?


Atualmente existem alguns cursos de especialização, tais como o do INBRAPEC – S.P. e o da Universidade de Tuiuti – PR que oferecem pós graduação na área de Medicina Veterinária Legal. Há também cursos de curta duração de perícia ministrados por colegas médicos veterinários Brasil afora.


Quais os maiores problemas enfrentados pelos clínicos de pequenos animais no âmbito da Medicina Veterinária Legal?



No âmbito da medicina veterinária legal, temos a área de perícia cível, e dentro deste contexto os maiores problema são a falta de documentação médica veterinária devidamente preenchida e arquivada. Em muitos casos de acusação de erros médicos veterinários, o profissional tem dificuldade em se defender quando não apresenta, por exemplo, o prontuário médico veterinário ou quando não requisita algum exame complementar, o que acaba dificultando, em tese, a sua defesa perante a justiça.



Se pudesse dar 3 dicas para que todo estabelecimento veterinário se tornasse atento à esses problemas, quais seriam?


As principais medidas de precauções contra imprevistos e possíveis problemas judiciais seriam treinamentos e reuniões frequentes com os funcionários onde se estabeleceria um diálogo com relação a condutas e comportamentos profissionais junto aos clientes. Em segundo viriam os cuidados com toda a documentação do estabelecimento, principalmente com relação aos documentos médicos veterinários, precauções que vão desde o uso do papel carbonado quando do preenchimento de receitas e prescrições médicas até o registro geral de todos os procedimentos realizados e/ou recomendados no consultório, clínica ou hospital veterinário. E por fim, eventuais colocações de câmeras em pontos estratégicos visando um melhor respaldo e amparo quanto a acusações injustas no que diz respeito a atitudes suspeitas de determinados funcionários.



Qual a sua sugestão para maior divulgação dessa importante área de trabalho na profissão?


A divulgação deste importante ramo deve partir dos próprios médicos veterinários pois em casos de ações cíveis envolvendo animais, por exemplo, poderá haver um médico veterinário envolvido, ainda que seja como assistente técnico. Também cabe salientar que a disciplina de Medicina Veterinária Legal deveria ser obrigatória em todos os cursos de Medicina Veterinária. E por fim, que os congressos e semanas acadêmicas tenham em suas programações temas referentes à Medicina Veterinária Legal.



Como uma clínica pode entrar em contato e solicitar os seus conhecimentos profissionais fora do Rio de Janeiro?


Através de email (cdccvet@yahoo.com.br), telefone celular ( 8094-6151) ou facebook: www.facebook.com/periciasmedicasveterinarias.

Comentários

Postagens mais visitadas