O Atendimento e o Sucesso...parceria importante


Quando me vejo pensando em como iniciar este texto sobre a importância do atendimento nos estabelecimentos pet de todo o Brasil , passo por duas experiências bem desagradáveis em menos de 24 horas...vamos lá?

Case 1

Chego no Mercado Municipal de São Paulo e logo na entrada sou abordado por um dos vendedores de frutas que com seu texto pronto e pretensa simpatia vem oferecendo lascas de frutas caras e exóticas...Eu havia dado dois passos, era hora do almoço e eu aceitei o pedaço da fruta e disse que estava chegando , iria almoçar e depois decidiria dando uma volta pelo Mercado.

Qual minha surpresa quando o vendedor vira e fala o seguinte texto:

“ Ih já vem com essa palhaçada, com essa estória pra-boi-dormir , se quiser comprar tem que comprar agora, vai ali almoçar e nunca mais vai voltar...fala logo que não vai comprar e pronto, mas fica com essa de dizer que vai dar voltinha? Compra ,paga logo deixa aqui e depois volta pra pegar os pacotes ué? Eu hein..que saco!”

Minha reação? Um misto de surpresa e de decepção..surpresa pois literalmente fui pego de surpresa com o falatório pretensamente intimidativo da pessoa em questão e decepcionado pois não esperava isso em um ponto turístico tão importante como o Mercado Municipal.

Minha resposta? Consumir o dobro do que consumiria na barraca do concorrente e deixar que ele visse a minha satisfação como cliente...de outro prestador de serviço!

Case 2 

Entro em uma loja para comprar presentes de Natal a vendedora atendendo 4 pessoas ao mesmo tempo, olha para mim e diz...

“O senhor olha aí o que o senhor quer, e escolhe, aí eu já volto , mas se eu demorar e o senhor quiser pagar meu nome é Débora não esquece senão eu não minha comissão hein??”

Oi? Como?

Resultado, saí da loja e fui procurar uma outra loja onde eu pudesse receber ajuda e orientação , além claro de atenção para o processo de minha compra...simples assim!



São situações como essa que nos remetem a universos mais comuns em nossas vidas como consumidores, mas que como prestadores de serviços costumamos esquecer o quão importantes são se quisermos ser referência em nossos estabelecimentos pet.

Hoje o consumidor do mercado pet busca mais do que ser bem atendido, isso tornou-se básico e fundamental.

O profissional de mercado pet que pretenda o sucesso precisa entender que vivemos em uma época de relações, nas quais a ética, a empatia, a real preocupação, a superação de expectativas e a humanidade são os temperos para este receita infalível de êxito empresarial.

Nosso mercado pet precisa aprender de uma vez por todas que gostar de animais é sim condição sine qua non para estar nele, para fazer parte dele, porém o diferencial competitivo é assumir um postura onde o “gostar de pessoas” seja trabalhado como algo inerente à nosso mercado, afinal é um ser humano( O proprietário de Animais de Estimação), em sua interação com outros seres humanos ( Atendentes, Secretárias, Médicos Veterinários e Profissionais de Higiene e Estética Animal) que irá fazer sua escolha, decidir quem , através de sua escala de valores, receberá o direito e o dever  de atender bem o seu melhor amigo...

O treinamento de toda a equipe de trabalho torna-se fundamental e deve abordar questões importantes como:

- Cortesia e Simpatia
- Como respeitar as diferenças entre as pessoas?
- Como se posicionar perante ao cliente?
- Como se pró-ativo em seu trabalho.
- Treinamento de rotinas do estabelecimento
- Treinamento técnico sobre o que é oferecido ao cliente
- Como agir em casos de cliente ditos difíceis
- Técnicas de Motivação e Resiliência como diferencial competitivo.

Mas lembre-se..o melhor treinamento que uma equipe pode ter é acompanhado do exemplo que você pode  e deve dar todos os dias pois o exemplo é capaz de melhorar a performance de sua equipe profissional de uma forma e com uma intensidade incrível.


Os clientes escolhem empresas ..por que eles “sentem” pessoas....pense nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas