Os desafios que encontramos no dia a dia ...


Seja pelo email, seja por telefone, pelo blog, twitter ou redes sociais, eu costumo receber pedidos de informação sobre o mercado pet de uma forma geral, seja para entrevistas, seja para a pauta de alguma revista, pesquisa, e também o primeiro contato de pessoas interessadas em abrir seus empreendimentos na área pet, ou mesmo modificar algo que não as esteja agradando dentro de seus estabelecimentos, visando modificar e melhorar a situação atual.


Um fato interessante é que os motivos que levam as pessoas a buscar algum tipo de ajuda podem ser colocados em grupos bem definidos, claro que com suas peculiaridades mas, de uma forma geral poderíamos dizer que eles são:

Lay-Out
Estrutura , mobiliário, cores, acessibilidade..
Equipe de Trabalho
Como contratar, como treinar, como estimular..
Formação de Preço
Margens, como comprar, onde comprar..
Mix de Serviços
O que eu posso oferecer? Como oferecer
Estratégia de Comunicação
Como eu apareço no mercado?
Gestão do Relacionamento com o Cliente
O que eu posso oferecer ao meu cliente?

Um dos maiores desafios que encontramos é que muitas vezes as pessoas chegam com esses problemas em estágios que não deveriam estar. Confuso?



Nem tanto..vamos explicar!

O grande problema é que muitos dos problemas que surgem e que chegam até mim são problemas que deveriam ter sido estudados e levantados antes dos negócios estarem abertos e funcionando!
Já tive uma situação onde eu tive que pedir que todo um setor de uma loja tivesse o piso trocado pois além de ser completamente fora do padrão para aquela área , era um devaneio sem limites por parte do profissional contratado para a obra que jamais deve ter entrado dentro de um salão de banho e tosa: o piso era todo irregular!!!

O planejamento surge mais uma vez como peça fundamental para que você comece o seu empreendimento certo.
Mas quais as bases do planejamento?



O que sempre procuro orientar é que para cada etapa, para cada processo, devemos sempre fazer uso da pesquisa, seja  o ato de pesquisar a melhor alternativa de material de construção, seja o melhor preço de um determinado fornecedor como gráfica, seja a melhor oferta do melhor distribuidor de produtos para animais de estimação, enfim, a pesquisa te abre possibilidade enormes como poder de negociação, adequação e otimização dos seus recursos como tempo e recursos financeiros.
Não tome decisões de forma estabanada ou apressada, é importante que se analise cada ponto antes de decidir por um projeto ok?

No que diz respeito ao lay-out um dos maiores desafios está na adequação do espaço disponível ao que a pessoa deseja que seu negócio seja, e ainda a eterna adequação entre legislação vigente e os projetos arquitetônicos, onde o mais conhecido dos dilemas tem sido a exigência de entrada independente quando o estabelecimento for misto, ou seja, tiver uma parte voltada ao negócio –loja e uma parte voltada ao negócio – atendimento veterinário.

Muitas pessoas desconhecem essa exigência e acabam tendo problemas na vistoria feita pelos fiscais dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.



O empreendedor precisa ainda entender que existem limitações como por exemplo a própria lógica que diz que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, ou seja, não dá para dar aquele “jeitinho” de colocar em um espaço que pode acomodar uma prateleira de rações, colocar 3!
Quando o assunto é a equipe de trabalho, creio que o mais importante é disseminar um conceito muito importante e que eu percebo ser praticamente inexistente nos estabelecimentos pet , a utilização do Memorial Descritivo de Tarefas, que nada mais é do que um documento com os cargos e as funções de todos que trabalhem dentro do estabelecimento.
Acredite, além de normatizar e facilitar o trabalho, ele pode ser um instrumento muito útil em situações desagradáveis de questionamentos trabalhistas.
E sempre dê o exemplo para tudo o que deseja que sua equipe faça no ambiente de trabalho ok?
Na hora dos preços procure estudar um pouco mais sobre custos, sobre o que são termos como preço de empate e pare de apenas fazer pesquisa de mercado para ver quanto o seu vizinho está cobrando, se você somente fizer isso...sinto informar que você terá problemas ok?

O Mix de serviços é algo fundamental nos dias competitivos que vivemos, pois infelizmente vejo uma proliferação do péssimos prestadores de serviços que passaram a acreditar na busca por preço, preço, preço, e, focados nesse tipo de informação passam longe dos padrões mínimos de qualidade e o pior ..da percepção de qualidade de seus clientes!

Tem cliente que só quer preço? Claro que tem..decida onde você quer atuar mas jamais se perca na qualidade...jamais!
E como eu apareço no Mercado ?



As ferramentas são múltiplas e podem variar em aceitação e formatos em cada praça deste enorme mercado pet...por isso, não esqueça jamais de uma muito importante...Propaganda Boca a Boca!
Faça o melhor!
Seja o melhor!
Surpreenda!
Extrapole na qualidade e na entrega do que você promete aos seus clientes !
Com certeza isso irá ajudar e muito na exposição de sua marca!

Mas analise, estude e veja além de viabilidade, a adequação das ferramentas de promoção que estão à sua disposição para a divulgação de seu estabelecimento ok?

E finalizando, uma dica preciosa sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente...sabe o que de mais precioso você tem que o seu concorrente não tem? Informações sobre seus clientes..quem eles são, onde moram, como consomem, quais os animais de estimação, como consomem serviços na sua loja, se pedem descontos, se gostam de qualidade, se procuram exclusividade e com que frequência consomem em sua loja... esse grupo de dados precisa ser trabalhado de forma a você e seu estabelecimento sempre se tornarem o principal foco para a decisão de consumo de seu cliente quando o assunto for produtos e serviços para animais de estimação.


Se você pretende modificar para melhor seu estabelecimento, ou pretende iniciar nesse mercado, lembre-se dessas dicas iniciais, pois elas podem não ser a solução completa mas com certeza ajudam e muito na criação de uma realidade mais tranquila para seu empreendimento!

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