Entrevista com Dra Solange Carné - Solvet!






1- Como surgiu seu interesse pela Medicina Veterinária de Imagem?




Meu interesse pelo diagnóstico por imagem, sobretudo a ultrassonografia começou no terceiro ano de faculdade, quando tive contato com este método de diagnóstico e achei muito interessante. Associado a vontade de me especializar, escolhi a ultrassonografia. A partir daí corri muito atrás do conhecimento (na época muito mais difícil do que agora), procurei fazer estágio e muito estudo, pois na época não havia cursos de ultra, muito menos no Rio de Janeiro.




2- Quais os maiores desafios na formação do profissional que deseje atuar nesse segmento?





Os maiores desafios estão relacionados a dedicação e comprometimento do médico veterinário em realizar um bom trabalho. A ultrassonografia não é fácil e são inúmeros fatores que definem um bom profissional, entre eles está o mais importante que é realizar um bom exame. Os médicos veterinários que desejam se especializar nesta área devem buscar conhecimento teórico e muito treinamento prático, procurando entender que quanto mais você treinar e realizar exames, melhor você o fará, sempre lembrando de ter comprometimento, sobretudo com o clínico que indicou e com o animal.



3- Como é a relação mais adequada com os colegas que recomendam exames como a ultrassonografia dentro do procedimento de diagnóstico complementar?






Nós que trabalhamos especializadamente com diagnóstico temos que entender que dependemos do clínico veterinário para indicar o exame complementar, o que fará ele indicar você, será em primeiro lugar a qualidade técnica do seu exame e o quanto o exame fará diferença no diagnóstico; em segundo lugar sua disponibilidade em atendê-lo, inclusive para debater os laudos. Então a relação com os médicos veterinários que indicam o exame deve ser a melhor possível e o ultrassonografista deve sempre pensar no quanto ele pode ajudar o clínico a obter um diagnóstico precoce objetivando melhor resultado no tratamento. A relação do médico veterinário com seu ultrassonografista deve ser de total confiança.



4- Como o proprietário de animais de estimação vê e entende a importância da sua especialidade?



Com certeza os proprietários adoram a possibilidade de levar o que há de melhor e mais moderno para ajudar no bem estar do seu grande amigo, seu pet. Vejo proprietários reclamarem de algum veterinário por não solicitarem exames e ficarem sem diagnóstico. Nunca vi o proprietário reclamar do veterinário pedir exames complementares (claro que de forma coerente e embasada). Eles consideram muito importante o diagnóstico certo e também a possibilidade de acompanhar através da imagem a evolução do quadro.



5- Como surge e qual a missão da Solvet?



A Solvet surgiu da vontade de ter um lugar com ambiente agradável e perfeito voltado exclusivamente para ultrassonografia de pequenos animais. Na Solvet prezamos pelo melhor relacionamento com os médicos veterinários e também com os proprietários dos animais, sem falar da preocupação com o bem estar dos nossos pacientes. Procuramos fazer um atendimento de excelência.

Em relação aos cursos, sempre tive como objetivo dividir o conhecimento e acho que é o certo para evolução da nossa profissão e dos nossos profissionais. Eu adoro conhecer os médicos veterinários que vem fazer meus cursos e acho incrível poder ajudar e fazer a diferença na vida deles, com relação a mais um aprendizado na vida profissional. Procuro despertar em cada um deles a paixão pela ultrassonografia e a curiosidade do diagnóstico. Demonstro meu amor pela ultrassonografia e procuro ajudar cada um deles quando precisam e assim muitos deles se tornam grandes amigos.












Comentários

Diva Araujo disse…
Parabéns pela escolha a Dra Solange reúne todas as qualificações de uma excelente profissional. Como sua aluna tive o prazer de participar de suas aulas e tem uma forma muito especial de compartilhar seus conhecimentos. Parabéns

Postagens mais visitadas